domingo, 10 de agosto de 2014

Armas Biológicas

Armas biológicas são armas constituídas por microorganismos patogênicos como os fungos, vírus, bactérias ou outras toxinas.
São tão temidas quanto as armas químicas, que usam substâncias tóxicas como gases mortais criados em laboratório.
As armas biológicas podem contaminar tanto seres humanos como animais e vegetais, levando o indivíduo contaminado a morte em determinados casos. Estas armas podem também ser usadas como armas de guerra visando incapacitar ou destruir oponentes.
Existe uma espécie de bactéria denominada Bacillus anthracis, esta é comum na natureza e infecta bois e ovelhas. A espécie também é conhecida como antraz.
O ser humano também pode ser infectado por esse ser procarionte através do contato com a pele, por inalação ou ingestão.
O contato direto com a bactéria não oferece um risco tao grande quanto a inalação da mesma. 20% dos casos não tratados com medicamentos quando a bactéria entra em contato com a pele são fatais.
Quando inalada a bactéria, o primeiro sintoma a surgir é uma simples gripe que em seguida gera uma contaminação pulmonar e se dispersa pela corrente sanguínea, liberando componentes tóxicos que levam o indivíduo a morte em questão de horas.
Para eliminar os esporos de antraz do ambiente é mister que tudo seja esterilizado com produtos químicos como o formol ou incinerado. O Governo Britânico levou cerca de quatro anos para limpar uma área de testes com antraz durante a Segunda Guerra Mundial.


Auxilio: Beatriz Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário