As bactérias são encontradas nos mais variados ambientes. Algumas causam doenças ao ser humano, outras vivem no intestino humano fabricando vitaminas do complexo B. Há também aquelas que fermentam o leite, produzindo a coalhada e algumas bactérias juntamente com fungos saprófagos realizam a decomposição de resíduos orgânicos.
Estrutura das bactérias
As bactérias possuem uma parede celular formada por um polissacarídeo e por peptídeos. Muitas possuem flagelo para locomoção.
A membrana plasmática forma invaginações ou dobras, chamadas de mesossomos, ricas em enzimas respiratórias. No citoplasma há uma molécula de ácido desoxirribonucleico circular e ribossomos. Pode haver uma ou mais moléculas menores de acido desoxirribonucleico, os plasmídeos, alguns dos quais tem genes que dão à bactéria resistência a antibióticos.
A maioria das bactérias é heterotrófica, algumas realizam fotossíntese ou quimiossíntese. Podem obter energia por processos aeróbicos e anaeróbicos.
Existem diferentes formas e tipos de colonias de bactérias.
Existem as com formas esféricas (coco)
Existem as em forma de bastonete reto (bacilo)
Em forma de bastonete curvo (vibrião)
Em forma de hélice (espirilo)
Sarcina (cocos formando cubos)
Estreptococos (coco em fileiras)
Estafilococo (cocos em cachos)
Estas são as imagens de algumas colonias e formas de bactérias.
Doenças causadas por bactérias
É de conhecimento de todos que as bactérias, assim como os vírus e algumas espécies de fungos causam doenças. Elas podem ser transmitidas através de alimentos, água ou qualquer objeto contaminado, por gotículas de saliva de doentes ou portadores de determinadas doenças ou por contato sexual.
Algumas das doenças causadas por bactérias são:
Tuberculose - Compromete em geral os pulmões. O doente apresenta tosse persistente, perda de peso, fadiga, febre e, nos casos mais avançados, hemoptise.
Hanseníase (lepra) - Causa lesões na pele, nas mucosas e nos nervos.
Difteria - Acomete principalmente crianças. Surge um membrana branca na garganta, acompanhada de febre, dor, dificuldade de falar e de engolir.
Coqueluche - Apresenta tosse característica. Afeta mais as crianças.
Escarlatina - Causa dor de garganta, febre, dores musculares, náuseas e vômitos; surgem também erupções vulcânicas na vermelho escarlate (dai o nome da doença).
Pneumonia - Inicia com febre alta, dor nas costas ou no peito e tosse com expectoração.
Tétano - Causada por um bacilo que pode penetrar no organismo através de ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido quando cortado com instrumentos não esterilizados. O doente apresenta dor de cabeça, febre e contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula. Há casos de morte por asfixia.
Leptospirose - Transmitida por água, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos cães a animais portadores da bactéria. O doente apresenta febre alta, calafrios, dores na cabeça, nos músculos e nas articulações.
Sífilis - Em geral é transmitida por contato sexual. Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, que regride mesmo sem tratamento, que não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessário diagnóstico e o tratamento médico.
Febre Tifoide - Provoca úlceras no intestino, diarreia, cólica e febre.
As bactérias, ao ser humano podem trazer tanto benefícios quanto problemas. Há bactérias que vivem em nosso organismo produzindo vitaminas e há também outras bactérias que causam doenças.
Assim como os fungos, elas podem ser, tanto benéficas quanto maléficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário